Fábio Koff não será presidente do Grêmio   Leave a comment

Nos últimos dias surgiram notícias indicando que o grupo que compõe a Chapa 2 – chapa da SITUAÇÃO – nas eleições para renovação do Conselho Deliberativo do nosso GRÊMIO FBPA, lançaria o nome do vitorioso ex-presidente Fábio André Koff para concorrer ao cargo máximo do clube, em outubro deste ano.

Não há dúvida que tal notícia deixou eufóricos a milhares de gremistas que, assim como eu, se jactam das históricas e inesquecíveis conquistas do time, sob o comando do competente dirigente.

Como também, sem dúvida nenhuma, há uma unanimidade na nação tricolor quanto ao caráter reto, à honradez, à ética e a honestidade inquestionável do ilustre Fábio Koff. O seu retorno ao clube seria motivo de regozijo para todos os gremistas espalhados pelo mundo. Sem exceção!

Porém, infelizmente, há uma barreira – na minha opinião, intransponível – que separa o Dr. Koff da cadeira de Presidente de todos os gremistas. Pelo menos até 2013. E esta barreira se chama Clube dos 13.

Todos se recordam da disputadíssima eleição recente acontecida na referida entidade. Todos se recordam do esforço titânico que o Dr. Fábio Koff teve que despender para enfrentar a desigual luta contra o poder da CBF, que queria a todo custo ganhar o comando do Clube dos 13.

E todos sabem que, não fosse ele – Koff – e o resultado penderia para o adversário. Ao lado de fiéis companheiros, que se sacrificaram juntamente com ele, conseguiu, com tenacidade e coragem, derrotar o poder quase opressor do Ricardo Teixeira. E o preço foi alto! Que o diga o São Paulo Futebol Clube, por exemplo.

Mas, a associação presidida pelo competente e sério Fabio Koff é uma entidade legalista, assim como o é o Dr. Koff. Um homem que teve sua carreira profissional forjada na defesa e aplicação da lei, como magistrado, e depois como advogado.

Chego então a tal barreira (para mim, intransponível) que separa o dirigente Fábio Koff da presidência do Grêmio, pelo menos até 2013: O ESTATUTO DO CLUBE DOS 13, que estabelece não só a impossibilidade da cumulação dos cargos (Presidente lá e aqui), mas, o que é crítico, da obrigatoriedade de uma NOVA ELEIÇÃO para preencher o cargo diretivo vacante na associação, em caso de afastamento, renúncia, impedimento ou morte do seu titular ANTES DE COMPLETADA A METADE DO MANDATO (18 meses), que sequer iniciou, conforme determina a regra estatutária.

Diante disso, na certeza de que o probo e sempre ético Dr. Fábio Koff não vai abandonar o compromisso que assumiu junto aos seus fiéis correligionários, quando com eles se sacrificou para manter o poder do Clube dos 13 longe do grupo da CBF, em uma batalha – repito – árdua e ferrenha, não posso vislumbrar como ele poderia candidatar-se à presidência do nosso Grêmio neste momento.

A vida nos coloca diante de encruzilhadas, onde é exigida uma decisão muitas vezes crucial. E, neste caso, infelizmente para o Grêmio, a palavra e o compromisso assumido no Clube dos 13, de reunificação e paz – que somente ele, Koff, tem condições de capitanear com brilhantismo – o afastam do Olímpico, pois, como disse lá no início, não podemos esquecer que a ética e o caráter ilibado do ex-presidente Fábio Koff o impedirão de optar pelo abandono aos seus fiéis correligionários, independentemente do tamanho da paixão que ele já demonstrou nutrir pelo nosso Grêmio.

Por isso, acredito firmemente que as notícias não passam de uma tentativa última para esconder o desespero que assola os líderes da Chapa da Situação (Chapa 2) às eleições de renovação do Conselho Deliberativo gremista. E que eles mesmos sabem tratar-se de algo impossível, mas fomentam para tentar dar ao associado uma visão distorcida da realidade e, com isto, plantar a dúvida na cabeça do eleitor.

Marcelo Aiquel
Conselheiro do Grêmio e integrante do MGI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: